Fagundes Varela

Foto: Divulgação

Em fevereiro de 1888, uma leva de famílias de imigrantes italianos avançam pela floresta da Colônia de Alfredo Chaves, fundada em 1884, e chegam nas terras onde hoje está localizada a cidade de Fagundes Varela. Foram também colonizadores algumas famílias alemãs, polonesas e francesas.

O pequeno povoado da capela Santo Antônio de Pádua, fundada em 1891, ficou conhecido como il Cento, por estar localizado no lote rural número cem, na Linha Segunda de Barro Preto, a Visconde de Pelotas. Em 12 de junho de 1905 é elevado à categoria de 5º Distrito de Alfredo Chaves, com a denominação de Bella Vista, passando em 1924 para 3º Distrito. O Decreto Estadual nº 7.199 de 31 de maio de 1938 eleva à categoria de vila e o de nº 7.589, de 29 de novembro de 1938, adota o nome de Fagundes Varela, em homenagem ao poeta carioca Luiz Nicolau Fagundes Varela - 1841/1875.

Foto: Divulgação

A organização das capelas, bem como seu desenvolvimento, deve-se muito à presença dos sacerdotes. Em 1913 é criado o Curato e em 8 de abril de 1921 é criada a paróquia de Santo Antônio de Pádua. O Padre Ângelo Mônaco, pároco no período de 1923 a 1948, foi uma presença religiosa e social marcante, sendo que, a fama de suas bênçãos, tidas como milagres, atraiam fiéis de toda a região.

A partir de 1936 o distrito tomou um forte impulso de desenvolvimento com a instalação da Cooperativa dos Suinocultores de Bella Vista, que passa a produzir os famosos produtos Sul Brasil. A Lei Estadual nº 8.460 de 8 de dezembro de 1987 criou o Município e em 1989 toma posse a primeira administração municipal. A base econômica de Fagundes é a produção agropecuária nas pequenas propriedades rurais, e o promissor setor industrial fortalece estas divisas.

Foto: Divulgação

Fagundes Varela é um Município jovem, que caminha rumo ao progresso e desenvolvimento sustentado na qualidade de vida. Fagundes emancipou-se do Município de Veranópolis, a Terra da Longevidade. Herdando esta característica, foi apontada pelo censo do IBGE em 1996 como a cidade do Brasil detentora do maior índice é percentual na expectativa de vida. Vive-se mais, nesta terra abençoada. Visite e invista em Fagundes Varela, um horizonte com qualidade de vida.

Dados do Município

Foto: Divulgação

Localização - Encosta superior do nordeste do RS
Limites - Ao norte, Nova Prata e Vista Alegre do Prata, ao sul Cotiporã, a leste Veranópolis e Vila Flores, e a oeste Guaporé
Região - Serrana
Altitude - 710m acima do nível do mar
Clima - Subtropical, sem poluição, com precipitação de geadas no inverno
Área - 132,02km²
Distância de Porto Alegre - 180km
População - 2.467, sendo 926 na área urbana e 1.541 na rural - dados do censo de 1996
Educação - Conforme dados oficiais, está entre os 30 Municípios com menor índice de analfabetismo do Brasil
Produção agropecuária - Frangos, suínos, milho, uva, fumo, leite, frutas e outros
Produção industrial - polimento de metais, extração de óleo, confecções, olarias e outros.

Pontos Turísticos

Foto: Divulgação

Fagundes Varela é um Município com forte potencial para desenvolver o turismo rural, ecológico e religioso. São atrativos turísticos, dentre outros, Praça Bella Vista, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Museu Histórico, igrejas e capitéis construídos pelos colonizadores, túmulo do Padre Ângelo Mônaco, casas com arquitetura típica, grutas selvagens, Estreito do Rio Carreiro, gastronomia típica colonial italiana.

Fagundes Varela como potencial para novos investimentos

Foto: Divulgação

Fagundes Varela, com olhar no novo milênio, vem investindo para fortalecer os setores agropecuário, industrial e comercial, bem como para atrair novos empreendimentos nestes setores e no turismo. A ligação asfáltica à RST-470 abre um novo caminho para o desenvolvimento. No setor agrícola o Município dispõe de energia elétrica, diversos subsídios e está levando água encanada e asfalto para todas as comunidades rurais. Para desenvolver a indústria, além de diversos incentivos, está implantando uma área industrial. Fagundes Varela, com seu povo trabalhador e hospitaleiro, espera por todos. Investir em Fagundes dá lucro.

Serviços

Foto: Divulgação

Brigada Militar - 54-3445-1119
Hospital Santo Antônio - 54-3445-1156
Posto de Saúde - 54-3445-1039

Composição do Executivo Municipal e secretariado

Prefeito Jean Fernando Sottili (PDT) - prefeito@fagundesvarela-rs.com.br
Vice-prefeita Claudia Moreschi Tomé (PP) - saude@fagundesvarela-rs.com.br
Avenida Alfedo Reali, 300 - CEP 95.333-000, 54-3445-1066, fax 3445-1068
prefeitura@fagundesvarela-rs.com.br e www.fagundesvarela-rs.com.br

Foto: Divulgação

Secretária de Administração, Indústria e Comércio - Mariele Daroz - administracao@fagundesvarela-rs.com.br
Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo - Tânia Maria Melatti (PDT) - administracao@fagundesvarela-rs.com.br
Secretário de Obras Públicas - Renato Grando (PDT) - servicos@fagundesvarela-rs.com.br
Secretário de Agricultura e Abastecimento - Silvestre Cortelini - servicos@fagundesvarela-rs.com.br
Secretário da Fazenda e Planejamento - Nelton Carlos Conte - neltonconte@fagundesvarela-rs.com.br
Secretária de Saúde e Assistência Social - Claudia Moreschi Tomé (PP) - saude@fagundesvarela-rs.com.br

Composição do Legislativo Municipal

Foto: Divulgação

Presidente da Câmara - Vilson de Almeida Couto (PP)
Vice-presidente - Luiz Boschetti (PDT)
Secretário - Marcio Moreschi (PP)
Segundo Secretário - Mario Reche (PMDB)
Nelson Lazzari (PMDB)
Celso Sottili (PDT)
Idalmir Zandoná (PMDB)
Julio Cesar Moreschi (PMDB)
Ivo Luis Zanella (PDT)
camara@fagundesvarela-rs.com.br e (54) 3445-1385